top of page
  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Curso de Literatura de Emergência no Sesc Sorocaba

Foto do escritor: brunofranquesbrunofranques

Atualizado: 14 de fev.

Desde o início dos tempos, em rodas de conversa nos abrigamos e compartilhamos histórias. Com a chegada da era das catástrofes climáticas e do colapso ambiental, o curso “Literatura de Emergência pelo Reencantamento do Mundo” estimula o retorno a narrativas acolhedoras que inspiram ações e despertam consciências. A proposta é nos reunirmos ao redor de livros, com apresentações reflexivas, dinâmicas de leituras e contações de histórias, metodologias participativas e exercícios de escrita criativa e terapêutica. Em perspectivas ao mesmo tempo críticas e sensíveis, percorreremos trilhas encantadas que entre as frestas do mundo nos permitam traçar as linhas de uma nova história.


Serão quatro encontros, nos dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h30. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Faça a sua inscrição pelo formulário: https://forms.gle/m3rXs9x7ffCrHS379



Programação


Dia 5 de fevereiro

1. Narrativas Compartilhadas

Desde que nossos antepassados começaram a se reunir em volta da fogueira para contar histórias, passamos a criar novas interpretações da realidade de acordo com experiências sensoriais, emocionais e racionais que compartilhamos em comunidade. Cada indivíduo é central em sua própria perspectiva, mas é também resultado das elaborações coletivas do grupo em que está inserido. Diante da complexidade dos fatores que o constitui – experiências, percepções, relações, afetos e razão – são as narrativas que organizam o ser e seu estar no mundo. E é justamente a partir das narrativas que acontece a partilha de saberes, reflexões e conhecimentos. Narrativas nos trouxeram até aqui e será com a força das narrativas que introduziremos, na história da humanidade, um plot twist (mudança de rumo) que nos permitirá seguir adiante.


Dia 12 de fevereiro

2. Colapso Civilizatório e Catástrofes Climáticas

Diante do colapso civilizatório contemporâneo e da intensidade crescente das catástrofes climáticas, navegaremos pelos rios voadores da Amazônia, mas no sentido inverso da fumaça que vem chegando. Mergulharemos em jornadas históricas, teóricas e conceituais, narrativas tradicionais, cosmológicas e ancestrais, relatos de experiências, sonhos e práticas, nas entrelinhas emergenciais da literatura viva, contada, escrita, inscrita e recitada.


Dia 19 de fevereiro

3. Literatura de Emergência

Seja através dos livros ou mídias digitais, qualquer linguagem artística tecnológica ou tradicional, a emancipação precisa ser estimulada, assim como o pensamento crítico e o engajamento social. Literatura de Emergência é uma abordagem que reúne reflexões teóricas e práticas, a partir da leitura, da escrita e da oralidade, a fim de contribuir para a conquista de sociedades mais justas e harmônicas, afetivas e reflexivas, autônomas e livres. 


Dia 26 de fevereiro

4. Vozes da Floresta

Para os povos indígenas, tempestades, terremotos, secas extremas, enchentes, calor e frio intensos são manifestações de entidades da natureza, que por não serem respeitadas, estão agora levantando suas vozes. Através da literatura indígena podemos escutar as vozes ancestrais, das entidades naturais e de outros mundos, proporcionando novas percepções e olhares sobre nós mesmos, a vida em sociedade e nossas relações com o mundo.



 

Sobre o Proponente

Bruno Franques é sociólogo, antropólogo e escritor. Atua com narrativas faladas, ouvidas, lidas e escritas na Amazônia desde 2018. Realiza imersões com povos indígenas e comunidades tradicionais, onde se fortalecem mutuamente e implementam estratégias para aumentar a autonomia, o protagonismo e a resiliência dos guardiões das florestas, das águas e dos mundos.

留言


bottom of page