Literatura, Educação e Comunicação
Blog
PRÓXIMO EVENTO
OFICINA DE EDUCOMUNICAÇÃO
4/10 das 14h às 18h
VI Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas de Roraima
​
Que os aparatos eletrônicos como celulares, tablets e computadores podem atrapalhar o cotidiano escolar, todo professor sabe. Mas o quanto as tecnologias da comunicação podem ser utilizadas a favor dos processos pedagógicos ainda é algo em construção. Por outro lado, existem propostas que estimulam a leitura crítica das mensagens e o uso mais criterioso de suas potencialidades. Tudo isso aponta ainda para a produção de conteúdo, seja em texto, imagem, áudio ou vídeo, prática que contribui para aprimorar o uso das ferramentas disponíveis, fomenta perspectivas menos suscetíveis às seduções e manipulações, além de estimular a difusão de conteúdo, a partir de seu próprio território, língua e cultura.
​
Mais informações...
​
PRÓXIMO LANÇAMENTO
LANÇAMENTO
Revoluções Minimalistas será lançado em Manaus-AM, no dia 26 de outubro, à partir das 18h na Banca do Largo
​
Bate papo com o autor Bruno Franques sobre processo criativo, arte, pesquisa, trabalho com comunidades tradicionais e imersão na Amazônia!
​
O sociólogo, designer, ativista e educador Bruno Franques, traz para a literatura as grandes reflexões que geralmente ficam restritas às bibliotecas da academia. Mais ainda, por trabalhar em campo com comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais, suas perspectivas de mundo são enriquecidas por diferentes experiências e fontes de conhecimento!
Um cachorro libertário que inicia um movimento em plena pandemia; uma mosca que aprende a ler o mundo através da filosofia de Nietzsche; um peixe morto que narra suas memórias enquanto questiona o modo de vida dos seres humanos...
​
​
Perfil
Bruno Franques
Bruno Franques é sociólogo, educador e escritor. Doutorando em Educação pela EDUCANORTE, polo UFRR, na linha de pesquisa “Saberes, linguagens e educação”, com bolsa da CAPES. Mestre em “Educação, Comunidade e Movimentos Sociais” pela UFSCar Sorocaba. Graduado em ciências sociais pela USP, pesquisa e ministra cursos em Educação e Literatura de Emergência, conceitos propostos pelo próprio autor.
É escritor, ilustrador e designer gráfico. Foi o responsável pela implementação da educação em dez abrigos para refugiados venezuelanos em Roraima, em um projeto do UNICEF.
Há quatro anos em Boa Vista-RR, atualmente trabalha com comunidades tradicionais do Amazonas, em um projeto com o Slow Food Brasil e a GIZ da Alemanha.
Vamos conversar? Ou prefere ler alguns relatos de minha trajetória?
​
Serviços
As vezes fico um pouco reticente em divulgar todos os serviços que desenvolvo de uma só vez. Por outro lado, são potências que desenvolvi durante minha trajetória intensa, dinâmica e talvez, a primeira vista um tanto multifacetada demais. Bem, convido o leitor a conhecer um pouco mais sobre minhas andanças na seção "Perfil". Também relatei de maneira breve, em cada área e subárea dos serviços oferecidos como se deu minha relação com aquela competência, como me capacitei e um pouco das experiências relacionadas.
Pode parecer desconexo, mas, garanto, está tudo ligado e tem tudo a ver comigo. E você, o que acha? Será que temos algum interesse em comum? Será que eu poderia contribuir de alguma forma para a realização de seu sonho, projeto ou história de vida? Deixo aqui um convite: após transitar um pouco entre as opções que preparei com todo carinho para apresentar meu trabalho, entre em contato para conversarmos sem compromisso!