top of page
Foto do escritorbrunofranques

Revoluções na Banca do Largo?

É com imensa satisfação e emoção que compartilho a notícia de que iremos lançar o Revoluções Minimalistas na Banca do Largo, em Manaus. Localizada no largo de São Sebastião, de frente para o Teatro Amazonas, essa pequena banca tem história. Tanto que está em processo de tombamento pelo IPHAN.



Especializada em publicações temáticas, fundada pelo livreiro Joaquim Melo, pode ser considerada “a menor maior livraria do mundo”, com o mais completo acervo sobre a Amazônia. Seu Joaquim, que passou para a ancestralidade no início de 2023, era um estudioso apaixonado pela região. Com sua curadoria especializada, o incrível acervo, do qual fica exposto apenas uma parte na pequena banca, realmente é bastante completo, com livros novos e preciosas raridades. A agência de notícias Sumaúma publicou uma matéria sobre a livraria e seu livreiro, onde o próprio Joaquim assina uma parte, indicando os dez melhores livros sobre a Amazônia. Vale muito a pena dar uma conferida: https://sumauma.com/a-menor-maior-livraria-do-mundo

Antes que alguém questione o que o livro “Revoluções Minimalistas” está fazendo lá, vou contar que no meio do ano passado conheci seu Joaquim e ficamos horas conversando. Entre um livro e outro que ele ia me apresentando, falei sobre o meu primeiro livro de contos e ele ficou interessadíssimo. Contei brevemente que cada história é narrada por um personagem não humano e tudo se passa em Roraima, ou no meio da floresta, como é o caso de “Memórias Póstumas de um Pirarucu”. O livro ainda estava no engodo que levou quase dois anos entre ter vencido o concurso da UFRR e a chegada dos exemplares, e por isso combinamos que eu levaria um para ele assim que fosse possível. Falamos sobre um possível lançamento mas não tínhamos como prever sua partida inesperada.

Quando o livro chegou, seu Joaquim não estava mais lá, mas encontrei Carmelita, que com sua irmã Helena, estão mantendo vivo o sonho do pai. Com a mesma vocação para a simpatia e um bom papo, a filha de seu Joaquim ficou interessada pelo Revoluções e acabei já deixando um na estante e outro para elas avaliarem melhor.

Com grata surpresa e emoção, já no dia seguinte elas postaram uma foto de minha visita anunciando que em breve faremos lá o lançamento!

Ainda não tem data marcada, mas deixei indicada a semana entre os dias 22 e 27 de outubro, quando estarei em Manaus para participar da Reunião Nacional da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação).

Então é isso! Se estiver na capital amazonense na última semana de outubro vamos celebrar esse tão esperado lançamento e fazer uma visita na Banca do Largo, a histórica livraria de Joaquim Melo e suas filhas Carmelita e Helena.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page